“MINHA (DE) FORMAÇÃO” É A LEITURA DO MÊS DE JUNHO DO CLUBE DE LEITURA LGBTI+ NO MAB
- portalrc10
- 22 de jun.
- 3 min de leitura
“Minha (de)formação, de João Valença, homem gay cis, militante, de 85 anos, traz uma autobiografia potente, começando pela história de Olinda e Recife dos anos 1950, seus modos de vida, as células comunistas, o governo ditatorial de Getúlio Vargas e as memórias sexuais da criança João naquela época. Este é apenas o começo de uma narrativa incontornável nos dias de luta para a literatura LGBTI+ hoje.
A leitura de “Minha (de)formação” do Clube de Leitura: Literatura LGBTI+ Independente da Bahia acontece no dia 28 de junho, a partir das 10h30, no Museu de Arte da Bahia (MAB). O Clube de Leitura LGBTI+ é coordenado pelo professor Nilton Milanez da UNEB, @nilton.milanez, e tem o objetivo de levar a público a literatura independente que é produzida na Bahia por baianos e pessoas que moram no estado.
Toda pessoa é bem-vinda ao Clube de Leitura no MAB, basta ter o desejo de discutir as obras indicadas ou apenas ouvir sobre elas.
AS PROPOSTAS DO CLUBE LGBTI+
Além da leitura e discussão mensal de uma obra, o Clube de Leitura LGBTI+ publicará livro digital e impresso, gratuitamente, com o tema “Infância Queer”, reunindo a literatura e as artes de participantes do Clube até novembro deste ano.
O Clube oportunizará, também, oficina de escrita criativa, em julho, para seus participantes. E, faz intervir, ainda, uma política de inserção das pessoas autoras do Clube nas feiras literárias da Bahia.
O convite do Clube de Leitura LGBTI+ tem, portanto, nessa empreitada de ações e visibilidades a nossa Literatura LGBTi+ na Bahia.
CONHEÇA MAIS SOBRE O AUTOR E A OBRA QUE VAI SER DISCUTIDA NESTE MÊS
JOÃO VALENÇA
Nasceu em Pernambuco, em 1940. Dedicou-se à vida religiosa e foi preso político na ditadura. Passou os anos de 1977/78 vivendo em Salvador com seu companheiro psiquiatra e cineasta. Volta para Olinda, mas em finais de 1991, retorna a Salvador para dirigir uma concessionária Mercedes Benz na área de recursos humanos e financeira. Colaborou com a comunidade da Barra na sua associação de moradores. João pesquisa há mais de 30 anos a arte homoerótica. Hoje vive com seu companheiro em Salvador.
MINHA (DE)FORMAÇÃO é a autobiografia de João Valença, homem gay cis, militante, de 85 anos. Sua narrativa navega sobre seu exercício do sacerdócio, o período em que foi preso na ditadura, a insistente vigilância do regime militar sobre ele, a sua vida em Salvador nas décadas de 1970 e 1990, sua participação na Igreja Católica, o embate com a chegada do vírus HIV nos anos 1980, e o impacto da velhice lgbt+ entre outros acontecimentos individuais que marcam a nossa própria história. Disponível em www.amazon.br
COMO PARTICIPAR
Para participar do Clube de Leitura LGBTI+ se inscreva gratuitamente pelo formulário que está no link da bio em @escritorlgbt.niltonmilanez ou diretamente no link https://forms.gle/11KpRKDFJTMPQf7FA

Foto:Nilton Milanez/Arquivo Pessoal
QUEM É NILTON MILANEZ?
O responsável pela iniciativa, Nilton Milanez, é Professor Pleno na UNEB, campus de Salvador.
Atua como tradutor, escritor e pesquisador em sexualidades, com ênfase em literatura LGBTI+. É doutor em Linguística/Análise do Discurso pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e realizou pós-doutorado em cinema, discurso, psicanálise e estudos literários na França e no Brasil. Milanez também coordena o Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo (Labedisco/CNPq), e atua no programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens da Uneb.
O CLUBE DE LEITURA LGBTI+ é uma ação que faz parte do Projeto de Extensão “Leitura de narrativas sobre as (homo)sexualidades no Brasil”, coordenada pelo Prof. Dr. Nilton Milanez, no quadro do NUPE – Núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), vinculado ao Departamento de Ciências Humanas, Campus I, junto ao Colegiado de Letras Vernáculas da UNEB.
O CLUBE DE LEITURA mantém parceria com o MUSEU DE ARTE DA BAHIA (MAB), em Salvador.
O MAB colabora com a divulgação do Projeto e cede espaço dentro do MUSEU para os encontros do CLUBE DE LEITURA.
Comentários