top of page
Buscar

Rio organiza um esquema especial para a Bienal Internacional do Livro.

  • Foto do escritor: portalrc10
    portalrc10
  • 11 de jun.
  • 2 min de leitura

Divulgação/Bienal do Livro Rio/Filmart


A Bienal Internacional do Livro terá início na próxima sexta-feira (13), no Riocentro, localizado na zona oeste do Rio. A realização da Bienal destaca a inclinação literária da cidade, que foi nomeada Capital Mundial do Livro neste ano. A prefeitura do Rio recomenda que os visitantes usem o transporte público para chegar ao local do evento, que termina no dia 22 deste mês.


Locomoção


 Uma operação especial vai transportar o público de BRT até a Bienal. Nos finais de semana do evento (14 e 15 e 21 e 22) e no feriado de Corpus Christi, no dia 19, quando se espera um público maior, o BRT oferecerá um serviço especial saindo do Terminal Jardim Oceânico em direção às estações Riocentro e Olof Palme, com paradas somente no Terminal Alvorada e na estação Rio 2, em ambos os sentidos. O serviço, com tarifa padrão de R$ 4,70, estará disponível das 9h às 23h.


O serviço especial entre o terminal Paulo da Portela, em Madureira, e o terminal Recreio funcionará também nos finais de semana da Bienal e no feriado de Corpus Christi, das 9h às 23h. As estações Campinho, Praça Seca, Tanque, Taquara, Santa Efigênia, Curicica, Asa Branca, Morro do Outeiro, Riocentro, Olof Palme e Terminal Recreio serão atendidas pela linha.


Ademais, durante os dias úteis, haverá um reforço nas linhas de transporte urbano 51 (Recreio x Deodoro-Parador) e 41 (Madureira x Recreio-Expresso). Durante a Bienal, o serviço 41, que normalmente funciona apenas nos dias úteis, fará paradas nas estações Olof Palme e Riocentro.


Tráfego


 O Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR-Rio) acompanhará o tráfego e o fluxo de pessoas da Bienal do Livro utilizando 73 câmeras posicionadas nas ruas ao redor do Riocentro. Um drone também será empregado para monitorar o tráfego de veículos na área e auxiliar na gestão do tráfego.


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) implementará uma operação especial para minimizar os efeitos no trânsito da área. Para garantir a fluidez, coibir o estacionamento irregular, organizar os cruzamentos e orientar pedestres e motoristas, haverá um efetivo de 50 pessoas diariamente. Para permitir a realização do evento, a Rua Pedro Calmon poderá ser fechada ao tráfego em caso de emergência entre a Avenida Abrahão Jabour e Salvador Allende.


Proteção


 Além disso, a prefeitura do Rio oferecerá serviços especiais para as mulheres. Funcionários da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e Cuidados irão promover os cursos disponibilizados pela secretaria e distribuir materiais da campanha Rio+Seguro para Mulheres, que aborda a rede de combate à violência doméstica.


 A Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal do Rio de Janeiro enviarão 40 agentes para dar suporte à Bienal do Livro. As medidas de organização urbana e de trânsito continuarão até a conclusão do evento e dispersão do público.


Marca registrada


 A marca Rio Capital Mundial do Livro, outorgada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), será levada à Bienal 2025 pela Secretaria Municipal de Cultura. Durante todo o evento, haverá um estande dedicado ao título, com painéis e atividades exclusivas. Entre as atividades notáveis estão a apresentação do projeto Rio Memórias, parangolés literários, exposição de livros premiados com Jabuti e seus respectivos prêmios, além da distribuição de cartões-postais literários.


Marcadores:#BienaldoLivronoRio #Riocentro #prefeituradoRio



 
 
 

Comments


bottom of page